quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

11.01.2010

Data do nosso regresso a Luanda. Desta vez a viagem foi partilhada. Regressámos juntos e não custou tanto como das outras viagens. Como pensei, foram 3 semanas cheias de bons momentos partilhados junto da família e dos amigos de sempre que me receberam de braços abertos e com vontade de me ouvir e de serem ouvidos nas suas histórias, momentos que falhei e que agora me são contados.

Nestas férias, em que estive muito dedicada a estar com todos e mesmo assim não cheguei a todo o lado, conclui que a vida dos nossos amigos, mal ou bem mantém o mesmo ritmo.

Imaginem um gráfico, e imaginem duas linhas, a encarnada é a nossa e a azul a dos amigos. A nossa sobe e desce a dos azuis permanece igual. Isto significa que quando se dá uma mudança como a minha, a nossa vida é que na realidade muda e muda mesmo, e tudo nos acontece, a dos nossos amigos que permaneceram no país, nos seus empregos, nas suas vidas permanece igual.

Não estou a tentar dizer que a vida "deles" se torna monótona, antes pelo contrário, o que quero dizer com isto é que a máxima que sempre tive e "vendi" de que as relações se mantêm quando são alimentadas, trabalhadas e quando ambos querem é a pura verdade.

É importante continuar a sentir que faço parte de alguma coisa! Que apesar de estar em Luanda, a 7h de distância, quando chego "eles" estão lá de braços abertos para me receber.

As amizades devem assim ser cultivadas e alimentadas. Estejam onde estiverem!

Talvez tenha sido afectada pelo espírito natalício (e mais tarde do que o normal) e tenha tido tempo para pensar no lugar que ocupo junto de todos. E ao fim das 3 semanas, a certeza maior é de que não me arrependo de um dia ter aceite este desafio porque irei sempre manter as minhas relações esteja onde estiver, porque sem "ELES" eu não vivo.


Agora mais uma temporada em África.

Beijinho das Áfricas,

Sofia

3 comentários:

  1. Tens toda a razao amiga!!!
    Mesmo longe fisicamente, sabemos que estamos pertinhas no coraçao!!!
    Vem ca para eu te receber de braços abertos!!!
    Eu tou a pensar seriamente numa visita a africa... que tal um programinha por esses lados? Arranja-se algo de muito bom??? :)
    beijooooooooo do tamanho do mundo... morro de saudades tuasss!!!!

    ResponderEliminar
  2. isso é musica para os meus ouvidos!! Botswana? Quenia? diz-me! e vamos!!!

    ResponderEliminar
  3. Minha querida... eu amava!!! Botswana, Tanzania, Moçambique, Quenia... é so dizeres um programa engraçado e a gente analisa qual a melhor opçao!!! que achas?????????
    acho mais interessante que NY... aproveitar que estas nas Africas... que tal?

    ResponderEliminar